1 João 4:8
Aquele que não ama
não conhece a Deus;
Porque Deus é amor
Esse versículo faz uma correlação direta entre conhecer a Deus e viver os sintomas d’Ele em nossas vidas. Não basta conhecê-lo, é preciso vivê-lo.
Um pai deixa características dele em seus filhos.
Alguns atributos são exclusivos d’Ele, como por exemplo:
—
Glória
Isaías 42:8
Isaías 42:8 Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outro não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Apocalipse 4:11
Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Ele não divide sua glória; somente Ele é glorioso.
—
Autoridade suprema
Colossenses 1:16
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
Ele (Jesus) é a autoridade suprema.
—
Todo o poder
Lucas 1:37
Pois nada é impossível para Deus”.
Tem poder para fazer todas as coisas.
—
Mas existem características d’Ele que foram plantadas (ou podem ser) em nós. Exemplos:
—
Sabedoria
Daniel 1:17
Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
Ele entregou sabedoria aos quatro jovens de bom grado; eles não pediram.
Sabedoria é um dos atributos de Deus (Salmos 139:14,17,18), mas Ele a compartilha conosco.
Tiago 1:5
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Mas Ele também compartilha esse dom com quem pede.
—
Autoridade
Gênesis 1:26
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
O Senhor nos deu autoridade sobre a terra e os animais (Ele tem a autoridade suprema, e nós temos a que nos foi entregue).
Lucas 10:19,20
Eis que vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Nos deu autoridade sobre toda a força do inimigo (mas nossa felicidade não está nisso, e sim na eternidade com Cristo).
—
Amor
1 João 4:16,19
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. (…)
Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
É a maior virtude d’Ele refletida em nós. Levando em conta que o maior mandamento é amar o Senhor, e o segundo maior é amar o próximo, esse é o dom supremo que dá sentido a todos os outros dons.
1 Coríntios 13:2
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
—
Mas por que Jeová nos quer iguais a Ele? Simples: esse é o nosso propósito.
Quando nos criou, Ele pensava nisso. Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Somos “pequenas cópias”, seguidores, filhos — como irmãos mais novos de Jesus — e buscamos ser como o nosso Irmão maior e Pastor.
Gênesis 1:26,27
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (…)
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Deixe um comentário