Uma das melhores introduções bíblicas está em João: é poética, curta e não deixa dúvidas quanto ao cristianismo. Deus é Jesus, e vice-versa, ambos em harmonia.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”
— João 1:1
“No princípio…”
Esse trecho faz referência a Gênesis 1: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Isso comprova Jesus como presente desde o início. João não quis apresentar seu Mestre a partir de genealogias, nem inaugurou seu relato com algum fato interessante sobre o ministério messiânico na terra.
João apontou a origem de seu Mestre como algo muito mais antigo e bem planejado, implicitamente dizendo: “Jesus não começou aqui, ele começou o seu trabalho antes mesmo da primeira mordida de Eva e Adão, antes da queda, antes das profecias. Ele já estava lá.” Mas as coincidências com Gênesis não acabam por aí.
“…era o Verbo…”
A Palavra acompanhava o Senhor Deus desde o início, e verbo é nada mais do que uma classe de palavras que se refere a ação, estado ou fenômeno da natureza.
JESUS era a Palavra, estava em Deus, ele é o Ato conjugado, a imagem do Pai (o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação — Colossenses 1:15).
Tudo o que Jeová criou na terra e nos céus foi pela Palavra, como uma “conversa” imperativa que trazia à realidade o que não existia (“Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê” — Hebreus 11:3).
JESUS era o VERBO, a execução.
“…o Verbo estava com Deus…”
Esse trecho, se você reparar bem, é uma repetição, uma confirmação do que veio antes e vem depois no texto:
“No princípio era o Verbo,
e o Verbo estava com Deus,
e o Verbo era Deus.”
Uma coisa engraçada que vejo poucas pessoas comentarem é que, quando Deus vai criar o homem, Ele faz isso no plural, como alguém acompanhado falaria:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”
— Gênesis 1:26
“…e o Verbo era Deus.”
“E o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.”
Por fim, João fechou qualquer oportunidade de maus entendidos com esse versículo, indicando que: Jesus é Deus, ambos são uma unidade, um só Senhor, sem politeísmo (crença em vários deuses em uma mesma religião).
Por mais breve q o primeiro versículo de João seja ,ele e muito importante
Comenta pra eu saber se continuo falando sobre João ou sobre Gênesis no próximo texto
Deixe um comentário